sábado, 5 de novembro de 2016

Liberte-se da independência financeira!


Quanto antes, melhor

Eu comecei a me interessar por finanças faz alguns anos. Não levei muito tempo para descobrir o conceito de inependência financeira.

Eu estava nos estágios inicias do que se tornaria uma carreira de sucesso e estava cansado de me sacrificar 50 horas por semana, então comecei a economizar como louco. Me tornei viciado na idéia de atingir a independência financeira ainda jovem.

Entretanto, logo eu cheguei à conclusão de que cheguei à festa tarde demais pra ter uma chance de me juntar ao grupo da IF antes dos 40.

Quando me dei conta, eu estava cercado de "choques de realidade" (como estar na faixa dos 30 e poucos, ter filhos, e ser o principal provedor da família), e ficou claro pra mim que a IF era a única alternativa decente para mim, ou teria que trabalhar para os outros até os 65 anos; só que para conseguir a IF eu  ia ter que continuar na corrida dos ratos por muito tempo!

O problema disso era: Eu quero minha vida agora!!

Atualmente eu ainda me considero jovem, saudável e em forma. Meu cabelo está apenas com uns fiozinhos brancos. Eu tenho um casal de filhos pequenos. Eu não sou tão velho assim! Se quisesse poderia até juntar uns amigos e montar uma banda, sem precisar tocar só cover dos beatles! Por que diabos eu iria voluntariamente me submeter a uma vidinha tediosa de trabalhar de segunda a sábado por longos anos até finalmente atingir a IF para só então "viver"?

Eu decidi fazer algo diferente.

Eu cheguei a conclusão de que se o objetivo é recuperar o tempo perdido, é melhor focar diretamente em atingir o objetivo ao invés de me matar por 15 ou 20 anos para conseguir meu milhão.

Eu cheguei à conclusão de que economizar até chegar na FI, para só então viver a vida que você sempre quis, é um exemplo clássico de usar uma marreta para quebrar uma noz.

Dessa forma, eu ajustei meu rumo, e agora vivo uma vida de liberdade e autonomia, aos 40, ao invés mesmo não tendo atingido ainda a independência financeira. Bem, pelo menos na minha cabeça.

Como assim?

A vida deve ser prazeirosa, mesmo se estivermos buscando a IF. Isso porque um projeto de 15 anos de duração não pode ser um tormento. Economizar é uma coisa; viver uma vida miserável é outra.

Procure encontrar formas de obter prazer em sua vida gastando pouco. Se economizar para você está sendo um sacrifício, pense duas vezes. Afinal de contas, sua vida está acontecendo AGORA, e daqui a 20 anos esse tempo que passou não voltará mais para você viver a vida que sempre quis.

Se você tem metas de economizar 20% mas sua vida está sendo muito sofrida, diminua as metas para 15%, e se dê alguns presentes. Isso vai aliviar o peso em suas costas, e tornará sua caminhada mais suave.


Concluindo


Vou deixar você com alguns pensamentos: Eu vou morrer. Você também.

Nós não sabemos quando, mas um dia isso vai acontecer, e não há escapatória. Pare para pensar: quanto tempo de vida você ainda tem? Eu sei que nós gostaríamos de viver até os 90 anos, mas isso não é a média. Estabeleça uma expectativa de vida em torno de 85 anos, sendo que os 5 últimos provavelmente serão com muito pouca saúde e qualidade de vida ruim. Portanto, aproveite os anos que faltam para você de forma inteligente. Economize, sim... mas acima de tudo: Viva. Agora.


4 comentários:

  1. Cara, conheço um amigo que vive como se estivesse 20 anos a frente, então se ele tem 20 e poucos anos e vive como se tivesse 40 e poucos!

    Então ele diz que dessa maneira ele achou um jeito de enganar o tempo, pois hoje como ele diz ter 40 e poucos se arrepende do que não fez quando tinha menos, então ele meio que concerta o futuro!

    Caralho. Burlou a matrix.

    ResponderExcluir
  2. Post muito útil é muito sábio!
    Parabéns.
    Abraco.

    ResponderExcluir
  3. Boas ideias para refletir, seguindo o blog.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante. Ótima reflexão.

    Sandra

    ResponderExcluir